sexta-feira, 1 de abril de 2016

Ziraldo e a Turma do Pererê, na Caixa Cultural

Olá, minha gente, como estão? Primeiro de Abril e hoje não tem pegadinhas de dia da mentira aqui, ok? Hoje vamos mesmo começar o mês com um post legal HAHAHAJSH. Hoje aqui no blog vamos ter um tipo de post que eu estava muito querendo fazer, mas ainda não tinha me organizado seriamente. Eu sempre quis trazer aqui pro blog algumas dicas de coisas legais pra fazer em Recife e Olinda e hoje, finalmente, deu certo. 

Dia desses fui fazer meio que um city tour com mamãe pelo Recife, já que ela estava de férias. Estávamos combinando há muito tempo de visitar os museus da cidade e vários outros pontos turísticos, já que ela nunca fez isso. No dia que estávamos decididas a ir, caiu um chuva catastrófica aqui e tivemos que abortar os planos, mas no dia seguinte, mesmo com o tempo ainda meio nublado e chuvosinho, nós decidimos não perder mais um dia e ir logo. Um dos programas que fizemos, foi visitar a exposição Ziraldo e a Turma do Pererê: 55 anos do Brasil nos quadrinhos!, que está aberta à visitação lá na Caixa Cultural. Tirei várias fotos - do celular, porque fiz o favor de esquecer o cartão de memória da câmera - e vou postar algumas aqui pra vocês verem. Bora lá?


A Turma do Pererê
Texto retirado do encarte da exposição.

O objetivo principal da mostra é revisitar, compreender e reconstruir, de forma lúdica, a trajetória deste personagem tão brasileiro e de sua turma em diversas fases, em diferentes e importantes veículos e editoras do País ao longo de 55 anos, completados em 2015. A exposição resgata este importante personagem, aborda o surgimento do Saci Pererê e de sua eclética e original turma, composta pelo indiozinho Tininim e alguns animais típicos da fauna brasileira, como o macaco Alan, o jabuti (carteiro) Moacir, o tatu Pedro Vieira, o coelho Geraldinho e a onça Galileu, que, como nas fábulas, interagem com os humanos. Além deles, está sempre presente a coruja Professor Nogueira, esclarecendo as dúvidas. As histórias têm a marca do autor, que consegue humor e ingenuidade, sem deixar de adotar uma postura crítica diante da realidade social e política brasileira.

Nhanwww *3*
Galileu claramente meu personagem favorito.
Uma pequena assistindo as animações do Pererê.

A exposição é relativamente pequena, está só no piso superior da Caixa Cultural, mas é uma delícia de visitar. Tem quadrinhos e desenhos por todo lado e eu amei relembrar os personagens da turma. Que saudades de ler quadrinhos do Ziraldo! Tem bastante material pra se ver - capas de revistas, manuscritos, desenhos coloridos pelo próprio Ziraldo e muito mais! -, mas dá pra fazer a visita em um curto tempo, se for só disso que você dispõe. Mas aposto que vai ficar com um gostinho de quero mais, como eu fiquei e olha que eu passei pelo menos uma hora lá. Acho que esse é um ótimo passeio pra fazer com os pequenos, eu fiquei morrendo de vontade de voltar levando meus sobrinhos pra conhecer um pouco das histórias do Pererê

Pra quem não conhece: Caixa Cultural.

SERVIÇO

Ziraldo e a Turma do Pererê: 55 anos do Brasil nos quadrinhos!

Caixa Cultural Recife
17/03 a 08/05/2016
Rua Alfredo Lisboa, 505 - Bairro do Recife - Recife/PE
Terça a Sábado, das 10h às 20h
Domingo, das 10h às 17h
Entrada Franca


Enfim, espero que vocês tenham gostado da dica! E quem for de Recife e redondezas, não deixe de passar na Caixa Cultural pra ver essa exposição tão divertida. Um beijo e até breve!

Ray Menezes

14 comentários :

  1. Ai, Recife é uma cidade multicultural, né? Sério, eu tenho essa impressão daí, um lugar repleto de arte e atividades culturais para fazer, todo mundo diz que eu vou amar quando eu for praí justamente por causa disso.
    Mas enfim, queria que aqui em Vitória tivesse dessas coisas... Aqui não tem muita coisa e quando tem é MUITO mal divulgado. Temos dois museus em Vitória, apenas. É triste demais...
    Então que bom que você aproveita as oportunidades que tem huahauhauhuahau

    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Isa, não é puxando sardinha pro meu habitat não, mas Recife é cultura pura. Por aqui tem de tudo e provavelmente você vai amar sim e se vier no carnaval você vai ficar louca com a festa, é muito lindo. Mas acho que por aqui ainda é um pouco deixado de lado pelo poder público, sabe? Como artista, eu tenho vários outros pontos pra falar, mas isso é assunto pra outra conversa.

      Um beijo e venha visitar minha terra <3

      Excluir
  2. Ahhh como eu amo o Ziraldo! Infelizmente por aqui não tem um evento desse senão eu ia mesmo. Que um dia venha pra cá, ficarei na torcida.

    http://www.glamourosasderosa.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa deve ser muuito legal! Pena que não sou dai porque se não eu ia!
    Beijão!

    Estilo de sobra baby!

    ResponderExcluir
  4. Adoraria ir a essa exposição! Pelas imagens fiquei encantada!
    Um beijo, Ray!

    www.impulsofeminino.com

    ResponderExcluir
  5. Ah que legal esse passeio Ray! Isso me lembrou quando eu era criança , eu tinha um disquinho ( vinil) do Pererê hahahahaha.
    Adorei as fotos!
    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    ResponderExcluir
  6. Eu amei as exposições minha linda!
    Cada foto de tirar o fôlego, amo o Ziraldo e as suas ilustrações, fizeram parte da minha infância e adolescência. *--*
    O prédio é tão lindo e as imagens são maravilhosas, se tiver aqui em BH vu querer ir com certeza!
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  7. Deve ser uma exposição maravilhosa, gostamos muito de passeios culturais. Não acompanhamos muito os quadrinhos dele, mas adoraríamos conhecer a exposição. O prédio da Caixa Cultural é lindo.

    Beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ziraldo é maravilhoso!
    Que exposição inspiradora! Adoro essas histórias bem brasileiras, transmitem nossa cultura...
    Beijocas

    rendasepaetes.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ray,

    Eu não conheço Recife (ainda) e também não lembro da turma do Pererê :( mas achei lindas as fotos que você tirou da exposição, como também adoro cultura brasileira, essas histórias do Ziraldo, Lobato, etc. Nunca fui a nenhuma exposição, mas pretendo mudar isso logo!
    Outra coisa que achei muito legal foi você ter a idéia do City Tour, pois muitas vezes falamos de viajar para longe, mas existe um bocado de coisas pra gente conhecer bem pertinho!

    Um beijo!
    Inventando Assunto

    ResponderExcluir
  10. Oi Ray,

    Eu não conheço Recife (ainda) e também não lembro da turma do Pererê :( mas achei lindas as fotos que você tirou da exposição, como também adoro cultura brasileira, essas histórias do Ziraldo, Lobato, etc. Nunca fui a nenhuma exposição, mas pretendo mudar isso logo!
    Outra coisa que achei muito legal foi você ter a idéia do City Tour, pois muitas vezes falamos de viajar para longe, mas existe um bocado de coisas pra gente conhecer bem pertinho!

    Um beijo!
    Inventando Assunto

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que legal essa exposição! Achei bem legal, acho importante reforçamos a cultura que temos aqui né? Amei!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  12. ahhahahahah menina eu to super perdidinha ahahah mas tudo bem, vou fazendo aos poucos, 100 é muito mesmo ahhaha AIIII DOU SIM!!! eu concordo, kpop tem um fanclub gigantesco, mas nem todos estão na blogsfera ahhahaha eu queria assistir o IRIS 2, você sabe aonde encontra?

    BIGBANG é a minha banda favorita, sou apaixonas apor eles, sério, fico vendo vários vídeos e sonhando com a possibilidade de ver um show deles ahhaa e olha só, vai sair comentário grande de novo ahahhahahaha

    Ai eu te entendo, eu sempre tive essa vontade também, de conhecer alguns lugares de Campinas e falar no blog, nunca consegui me organizar direito ahahha aio que demais isso
    eu adorava o ziraldo, tinha vários livros, os quadrinhos super fofos.

    Adorei as fotos, mesmo sendo de celular, você pegou ângulos ótimos e essa menininha fofa demais, *-* ótima dica para quem é de Recife <3

    beijos :*
    japona.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  13. Que incrível! Deve ser linda a exposição, e eu amo o traço do Ziraldo!
    Beijo

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita! Se quiser deixar um comentário falando sobre o que você achou do blog/post eu ficarei muito feliz e faço questão de retribuir a sua visita, se você deixar o endereço do seu blog :3 Até breve! ❥