postagens recentes

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Especial de Carnaval - Parte 3/3

Bom, marias, hoje é o último post especial de carnaval e eu vou puxar uma sardinhazinha pra minha terra, haha. Vou falar um pouco sobre os diversos roteiros carnavalescos de Pernambuco. Pode ser que o post saia meio grande, mas vai vir cheio de imagens lindas. Normalmente nunca saio de Olinda/Recife, pra mim é TUDO, mas pra mim é tudo tão encantador que eu procuro conhecer tudo, haha. Vou começar falando sobre a folia na capital e depois vou destrinchando pros interiores.


Recife - Aposto que quando eu falo Carnaval + Recife, a primeira coisa que vem na cabeça de todo mundo é Galo da Madrugada. Embora o carnaval em Pernambuco comece muito antes dos 4 dias de folia, propriamente ditos, dizem que a abertura oficial do carnaval de Recife é quando sai o Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo. Pra abrir com grande estilo, né? Aqui, o Sábado de Zé Pereira já se transformou no Sábado do Galo. No Recife Antigo, tem apresentação de grupos de percussão e desfiles de maracatu (sério, eu amo maracatu, fico doida quando escuto a batida da alfaia), que agitam a galera, e logo mais à noite os vários pólos contam com a participação de vários artistas locais e nacionais.


Olinda - Pra mim não tem carnaval melhor do que o de Olinda. É muito frevo, maracatu, ciranda, afoxé, caboclinhos.. Sério, amo demais! Bonecos gigantes decendo as ladeiras ao som de Vassourinhas, muito lindo! Há quem não goste, por que tem sempre muita gente. MUITA gente. As vezes a gente não consegue nem andar direito, somos levados pela multidão, mas é tudo muito único, bom demais! Uma das figuras mais conhecidas entre os bonecos gigantes é o tradicional e queridíssimo Homem da Meia-Noite, que sai tradicionalmente à meia-noite do sábado de Zé Pereira. Uma coisa que me emociona muito no carnaval de Olinda são os tradicionais blocos de rua, como o Elefante de Olinda, a Ceroula e a Pitombeira dos Quatro-Cantos, me arrepio quando canto os frevos junto com a multidão. A minha paixão é de família, a maioria adora carnaval e sempre estamos juntos nos dias de folia.


Interior - Saindo um pouco da "fervura" da capital, várias cidades do interior de Pernambuco tem festas lindas e maravilhosas manifestações culturais. Em Nazaré da Mata temos o Maracatu de Baque Solto e os caboclos de lança, em Bezerros temos os papangus, em Pesqueira a festa é dominada pelos Caiporas e em Triunfo pelos Caretas. E olhem que esses são só os que eu conheço, viu? haha.


Se vocês nunca visitaram Pernambuco nessa época, se programem e venham! Aqui tem carnaval pra todos os gostos, do litoral ao sertão!

Olinda! Quero cantar a ti esta canção
Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar
Faz vibrar meu coração, de amor a sonhar
Em Olinda sem igual
Salve o teu Carnaval!

Espero que tenham gostado do post de hoje, marias, fiz com muito capricho. Agora vou me preparar pra arriscar meus passinhos de frevo, beijos e até a próxima!

Ray Menezes
@colombiiina

15 comentários:

  1. hehe, que legal!
    Tão bom ver nossa cidade colorida com pessoas diferentes, de cidades diferentes vindo visitar.
    Um movimento diferente na cidade, um clima diferente! :)
    Acho isso mto legal mesmo!
    Beeeijooos

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ray!
    Adorooo o carnaval \o/ é uma época tão alegre e a gente pode abusar das cores né? acho ótimo! ahuahauhah
    morro de vontade de ir pra Pernambuco, Salvador e tals =]

    Sobre a Archy, vou entrar em contato com eles sobre pontos de venda e te aviso assim que tiver uma resposta, pode ser?

    Beijao

    ResponderExcluir
  3. aaaa primeira foto é daqui de Gravatá e tu nem falou nada poxa :(
    isauisauoais
    parabéns Black pelo blog :D
    Já virei seguidora...

    beeijoo, saudade de tu!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas!!!
    Dá vontade de conhecer o Carnaval em todos os cantos do Brasil..

    Beijos.
    www.consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  5. Nossa, super guia de carnaval, parabéns! E pelo jeito você vai aproveitar muuito aí na sua terrinha, né?

    Beijinhos
    http://www.estiloestilomeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!
    Adorei seu comentário la no meu Post, sobre a parceria com o Toda Mulher!!!!
    Caso vc tenha interece em participar tb, por favor use o meu link!

    http://simararosado.blogspot.com/p/novidades.html

    Lá vc já vai direto pro cadastro...

    Qualquer duvida estou a disposição...

    http://simararosado.blogspot.com/

    BeeijO!

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita vontade de conhecer o carnaval daí! Quem sabe eu me programo pra um próximo né?! Meu marido já foi, não pro carnaval, mas foi em outra época a trabalho e me trouxe uma sombinha linda (não sei se é esse o nome) do frevo!
    Beijos, Fá.
    www.dospescabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ola, ADOREIII o post, principalmente a primeira foto, pois e do corpo de dança em que eu fazia parte!!!! ehehehehehheehhehe (mais não estou na foto, pois não sou mtooo boa no frevo! ehehhehe)
    Adoreiii saber que você é pernambucana, quase minha vizinha... ehehhehehe
    Obrigada por sua LINDA visitinha, adoreiii teu blog e já estou te seguindo...

    bjinxxxxxxxxx

    www.todaenfeitada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Tenho muita vontade de passar um carnaval aí...
    Tomara que não demore muito =)

    Bjs,
    http://fashionismoecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Super guia! Tô adorando :D

    www.batomnosdentes.blogspot.com
    Beijocas, Maria Luiza

    ResponderExcluir
  11. Ow meu Deus, que terra tão linda a minha.
    Seu post só fez aumentar a minha saudade. Mas, tem nada n, ja, ja eu tô aí =D

    Beijos, minha flor.
    Nem preciso dizer o que achei do post, né? =D

    Te espero lá no blog ;)

    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Sou de Salvador e queria muito conhecer o Carnaval de Pernambuco. É sempre gostoso conhecer outras culturas.

    ResponderExcluir
  13. Oi flor...amei o post e o teu cantinho tbmmmmm, por isso vou seguir, ok?! Hahahahahahaha...vou dar uma passada em recife, maaaaaas, é para um cruzeiro!

    super chique teu blog!

    Me segue tbm?

    bjokas

    http://thingsland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu não curto carnaval, mas tenho que admitir que é uma festa cultural linda!

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita! Se quiser deixar um comentário falando sobre o que você achou do blog/post eu ficarei muito feliz e faço questão de retribuir a sua visita, se você deixar o endereço do seu blog :3 Até breve! ❥