postagens recentes

segunda-feira, 30 de março de 2015

Meu eu belly dancer!

E aí, pessoal! Voltei depois de um break não intencional desde o último post. Passei alguns dias sem internet e tava dependendo da 3g no celular.. mensagens chegando à manivela! Mas agora minha internet está de volta - não sei por quanto tempo até a próxima crise q - e eu resolvi trazer esse post logo. Quem acompanha me acompanha aqui no blog ou nas redes sociais sabe que eu amo dançar, mas quase nunca post sobre dança aqui no blog. Então nada mais justo do que começar pela arte que me fez ser uma apaixonada por palcos: da Dança do Ventre!


A Dança do Ventre é uma dança de origem oriental, cujo surgimento exato em termos de localização histórica e geográfica nos é desconhecida. Ou seja, não se sabe ao certo onde e nem quando a Dança do Ventre se originou. Devido à dificuldade de encontrar informações confiáveis, surgem diversas interpretações, teorias e hipóteses. A mais aceita delas diz que a Dança do Ventre surgiu no Antigo Egito, em rituais, cultos religiosos, onde as mulheres dançavam em reverência a deusas. Com movimentos ondulatórios e batidos de quadril, as mulheres reverenciavam a fertilidade, celebravam a vida. Ou seja, tratava-se de uma dança ritualística, em caráter religioso, sem apresentações em público. Essas mulheres reverenciavam as deusas que acreditavam ser as responsáveis pela vida da terra, pela vida gerada no ventre da mulher, e pelos ciclos da natureza.



Entre os inúmeros benefícios, tanto físicos quando piscológicos, estão: aumento da auto-estima, tonifica a musculatura, ativa o fluxo sanguíneo, desenvolve a coordenação motora e melhora o eixo do equilíbrio, promove uma melhor aceitação de si, alivia as dores das cólicas mentruais (verídico, viu!), entre muitos outros. E como toda atividade física, a dança do ventre ajuda a queimar calorias! Então se você, como eu, não gosta de malhar, se joga na dança do ventre, é uma atividade muito gostosa de fazer, você não sente nem o tempo passar hahahaha.


Comecei na dança do ventre em 2006, fazendo aulas numa academia, e um pouco depois já comecei a participar de apresentações junto com a Cia Maktub - PE, da qual faço parte até hoje. A proposta do grupo é fusionar a dança do ventre com outros estilos e o resultado é sempre lindo e me faz aprender bastante coisa a cada montagem. Por alguns períodos tive que me afastar da dança, por causa de choques de horário com os afazeres acadêmicos, mas voltei à ativa há alguns anos e não pretendo me afastar nunca mais. Em breve sairá do forno o nosso novo espetáculo, espero contar todos os detalhes pra vocês!

euzinha nas fotos hahahaha em solo, dança cigana com leques e na última apresentação com o grupo

A dança do ventre é um mundo! Cada país apresenta uma característica diferente para a dança, as danças folclóricas, de origem cigana, tribal... São vários ritmos, vários estilos, várias novas vertentes, cada uma mais encantadora que a outra, não tem como não amar!  Não tem como não se apaixonar pela música, pela dança, pelas cores.. É uma atividade que indico pra todas!

Espero que tenham gostado do post, eu adorei escrever. Penso em continuar escrevendo sobre a dança do ventre e demais danças que pratico e sou apaixonada. Se gostarem da ideia e tiverem sugestões, é só deixar ai embaixo nos comentários! E pra quem ainda não viu, criei uma enquete pra conhecer melhor os leitores aqui do blog, se ainda não respondeu é só clicar aqui e responder, é rapidinho!

Ray Menezes
tt: @colombiiina
ig: @heeeymaria 

9 comentários:

  1. Sou louca para aprender dança do ventre, acho lindo. Xoxo' <3
    Não sou uma It | Fanpage

    ResponderExcluir
  2. nossa, que post bacana, bem completo e cheio de informações, acho uma dança mt linda!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Acho que vc pratica há pouco tempo hein? kkkkkk
    Acho lindo todos os tipos de dança, pois nosso corpo é arte, e compreender quem somos pelos nossos movimentos é tão lindo, tão artístico, tão consciência de si, sabe? :P
    Parabéns!

    www.raposalaranja.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sempre quis aprender a dançar dança do ventre! Acho profundo e lindo! ^^
    Ah, amei as fotos e as infos sobre, bom saber mais! :D
    Beijo, Min
    http://www.yasminbueno.com/

    ResponderExcluir
  5. Adoroooo tbm dança do ventre!
    Aliás vou postar sobre isso em breve!

    Coloque mais posts sobre isso!

    Abraços

    www.onigiricat.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, nem fazia ideia de algumas coisas, achei bem interessante. Eu amo dançar :)


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  7. Acho a dança do ventre uma expressão artística tão bonita e sensual, sem falar que da pra usar como um pelo exercício físico ne? Muitas coisas que você revelou no post eu nem fazia ideia, achei bem interessante.

    http://www.leitecombiscoitos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É lindo demais e você queima calorias que nem sente hahahha *_*

      Obrigada pela visita, flor!

      Excluir
  8. Belly dance e tribal dance são mara.
    Meu vizinho é professor, acho o máximo mas não tenho coordenação motora HAHAHA

    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita! Se quiser deixar um comentário falando sobre o que você achou do blog/post eu ficarei muito feliz e faço questão de retribuir a sua visita, se você deixar o endereço do seu blog :3 Até breve! ❥