postagens recentes

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Umectação, óleo de coco e muito amor

Olá, bonitas e bonitos que casualmente venham parar aqui em meu humilde blog, tudo bem? Finalmente tive um tempo bom pra parar e cuidar um pouquinho aqui do blog. A estréia do espetáculo da companhia de dança da qual faço parte passou e foi maravilhoso! Assim que tiver com o material em mãos, farei um post aqui pra que vocês conheçam meu trabalho na dança :D

No post de hoje vim falar mais uma coisinha da minha rotina de cuidados capilares, agora que assumi os cachos de vez. Meu cabelo, como o de muitas outras, sofre um bocado com o frizz e ressecamento. Há um tempo atrás eu seguia fielmente o CC (cronograma capilar), mas o tempo foi ficando curto, eu fui ficando com preguiça... Hoje em dia só uso os princípios do CC pra me guiar e ver o que meu cabelo precisa mais. Pra quem não conhece o CC, ele consiste em identificar o que o cabelo precisa e montar uma rotina de hidratações, nutrições e reconstruções para ajudar os fios. Na etapa de nutrição eu costumava usar umas máscaras bem potentes e as vezes misturar com óleos. Até que, pesquisando, eu cheguei na Umectação.


Todo mundo já fala sobre umectação por aí, acho que a graaande maioria de vocês já ouviu falar, por isso não vou me estender muito. Pra quem não sabe, umectação capilar nada mais é do que nutrir os fios com óleos vegetais. Pra quem quiser saber mais sobre origem e outros detalhes, esse post do Cacheia é maravilhoso! 

Mas aí então, voltando.. Comecei a fazer umectação com azeite de oliva extra virgem, desses que tem na cozinha mesmo (se você for fazer isso, atente bem à acidez do óleo e se ele é realmente extra virgem) e já vi um resultado massa, mas via todo mundo falando que amava o óleo de coco e tava louca pra testar. Dia desses encontrei o pote à venda e comprei sem nem piscar pra poder testar e ver se é essas maravilhas todas mesmo. 


Testei o bicho e ó... mais que aprovado! Paguei 22 dinheiros num pote de 200ml da Copra que eu tenho certeza que vai durar bastante. Aqui em Olinda é calor eterno, o óleo não solidifica como eu vejo que acontece em outros lugares. Quando vou fazer a umectação vou tirando o óleo com uma colherinha de chá mesmo e passando no cabelo. E olhem, meu cabelo parece uma esponja. Divido o cabelo em uns 8 pedaços e pra cada pedaço uso uma colher de chá, esquento o óleo na mão mesmo e passo da raiz até as pontas do cabelo. Quando termino tudo, massageio bastante a raiz e depois prendo. Há quem diga que o mínimo de tempo pra ficar com o óleo no cabelo é de 2 horas. Eu nunca testei isso, sempre que faço umectação, seja com o óleo que for, eu sempre durmo com o óleo no cabelo e deixo pra tirar no outro dia. 

Pra tirar o óleo do cabelo, faço o método UCPE (umectar, condicionar, pausar, enxaguar), que aprendi num grupo de No/Low Poo para Iniciantes. Nesse método, depois do tempo da umectação, você passa um condicionador (liberado para low/no) em todo o cabelo sem dó, depois espera um tempinho de no mínimo 20 minutos e enxágua em seguida. Se vocês tiverem curiosidade, eu posso fazer um post explicando melhor e indicando os grupos em que aprendi. Comigo dá super certo e o efeito da umectação fica bem melhor do que se eu tirar com Shampoo, que era o que eu fazia antes. Obrigada, pessoal do No/Low Poo, vocês tão salvando meus cachos! HAHAKAJSAJKKHSADJA Lindas!

Não tirei foto do antes, mas espia aí o resultado!


Finalizei com o Ativador de Cachos da Capicilin, que tem resenha aqui, e o creme de pentear Extra Brilho da Niely. Não fiz fitagem nem nada, só passei um pouquinho do creme, depois o ativador e depois mais um pouquinho do creme e amassei com uma camiseta de algodão. O aspecto que fica é de um cabelo beeeem nutrido. Ainda não vejo muita diferença nas pontas, mas meus cachos ficam bem mais definidos e o fio bem mais brilhoso já na primeira vez que usei (essa das fotos foi a segunda).

Também já usei o óleo de coco como reparador de pontas - bem pouco, uma colherinha de chá pra espalhar nas pontas de todo o cabelo - e misturado numa máscara e o resultado também é muito bom. Ah! Se vocês tiverem um pouco de sensibilidade ao cheiro do óleo de coco, usar na máscara vai ajudar bastante, viu? Na umectação, que se usa o óleo puro, eu enrolo uma camiseta de algodão nos cabelos antes de dormir e o cheiro não me afeta ao longo da noite, mas sem a camiseta o cheiro me incomoda um pouco. Fica a dica pra quem for fazer a umectação também. 

E aí, gostaram do post? Espero que sim. Qualquer sugestão ou dica é só deixar nos comentários que eu vou adorar. Um beijo e até o próximo post!

Ray Menezes

6 comentários:

  1. Adorei o resultado.
    Já ouvi falar muito bem da umectação com óleo de côco, dizem que é ótimo.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  2. Resenha maravilhosa amei o resultado arrasou,
    bom final de semana
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=EgeQXJjUpSQ
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que resultado legal, achei que seu cabelo ficou incrível usando ele
    Beijos, Um Mundo Em Duas 

    ResponderExcluir
  4. Mariazinhaaa sempre sendo linda! Me ajudou siim, muito, agora vou tentar fazer isso no cabelo, porque sempre achei que tirava com shampoo!
    Tua juba tá linda mulher! Beijããão <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaaaaaah <3
      tenta mesmo, amiga, dá uma diferença legal. o cabelo fica lindo!

      que saudadeeeeeee :3

      Excluir
  5. Amooooooo esse óleo, não vivo sem <3
    Adorei o blog, beijos!

    www.ovestidoflorido.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita! Se quiser deixar um comentário falando sobre o que você achou do blog/post eu ficarei muito feliz e faço questão de retribuir a sua visita, se você deixar o endereço do seu blog :3 Até breve! ❥