postagens recentes

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Outubro Rosa

Olaaaaaar, coisas lindas, tudo bom com vocês? Por aqui as coisas estão caminhando, como sempre, nada muito fora do normal. Essa semana estou na maior correria pra organizar as coisas aqui do blog, porque estou em meio a uma semana de workshops e eventos, então tá difícil parar em casa. Vou fazer de tudo pra manter as postagens regulares por aqui, mas não estranhem se eu me ausentar uns dias, tá?

Hoje o post é sobre um assunto super importante: o Outubro Rosa. Vocês sabem como começou essa ação? Sabe porque ela existe? Chega mais pra saber um pouquinho!

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Fonte: Outubrorosa.org 

Então já que ainda estamos em Outubro, eu resolvi fazer esse post só pra anexar algumas informações bem didáticas que encontrei em alguns sites especializados. Acho que quanto mais informação a gente tiver, mais a gente vai saber a importância  e o modo de se cuidar, né? Mas o que realmente me impeliu a fazer esse post são os números do câncer de mama no Brasil, onde pesquisas estimam que o nosso país terá cerca de 57.120 mil novos casos de câncer de mama por ano. Gente....... isso é muito. Infelizmente enquanto prevenção do câncer ainda não se sabe muito, mas conhecer os fatores de risco, fazer exames regulares e se auto-examinar são coisas essenciais pra se descobrir a doença nos seus estágios iniciais e, se descoberto nos estágios iniciais - quando o tumor tem menos de 1cm - o câncer de mama chega a ter 95% de chance de cura. 

Quando eu comecei a fazer esse post, eu pensava em falar especificamente do auto exame, mas pesquisando e lendo em alguns sites eu vi que o auto exame não é a melhor forma de detecção do tumor. 

Durante muito tempo, as campanhas de conscientização para o câncer de mama divulgaram a ideia de que o autoexame das mamas, baseado na palpação, era a melhor forma para detectá-lo precocemente. Mas o tempo passou, a medicina evoluiu e as recomendações mudaram. O autoexame continua sendo importante – mas de forma secundária. Quando o tumor atinge o tamanho suficiente para ser palpado, já não está mais no estágio inicial, e as chances de cura não são máximas.
É pesquisando que a gente descobre, né? Então vou concluindo esse post dizendo pra todas vocês que se cuidem, não evitem uma visitinha ao médico, não deixem de fazer seus exames regularmente e sempre fiquem de olho em novas notícias e pesquisas, isso é sobre todas nós. E para as guerreiras que estão passando pelo tratamento do câncer de mama, eu desejo toda a força do mundo, que vocês passem por essa provação e seja inspiração pra muitas outras.

É por hoje é só, gente, vou ficando por aqui. Espero que tenham gostado do post, que eu tenha trazido alguma informação nova ou que eu tenha reavivado isso na mente de vocês. Vamos fazer essas informações chegarem ao máximo de pessoas possível, quanto mais gente souber se cuidar, menos chances de perdê-las pra essa doença nós teremos. Um beijo e até breve!

Ray Menezes

8 comentários:

  1. Ray, a cada dia eu te adoro mais! Esse post é muito especial e eu amei você ter abordado esse assunto! "Isso é sobre todas nós" <3
    Linda, te indiquei numa TAG no meu blog, dá uma passadinha lá pra ver! Espero que goste!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
  2. HEEEEEY!

    O legal da campanha ter começado e ter tomado essa força incrível é a de lembrar mesmo da conscientização. A gente sempre pensa que nunca vai acontecer conosco, mas a vida adora uma trollagem, então a gente tem de estar preparado sempre, né? Então prevenção é IMPORTANTISSIMO o ano inteiro <3

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  3. eu acho incrivel essa campanha, mas também acredito que ela devia perdurar por todo o ano ne? bom sempre recordar o por que e causas!
    adorei
    beijos
    http://www.tatycamposblog.com/

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde flor, com vai?
    Gostei bastante da sua abordagem em seu blog, afinal é realmente muito importante estarmos divulgando essa campanha.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Ray! Muito interessante essa informação que você tá compartilhando, porque muita gente acha que consegue prevenir pelo autoexame, mas pode acontecer mesmo do tumor já estar desenvolvido e a pessoa não saber, porque nem sempre só em apalpar a pessoa acha. Enfim, sempre é bom saber um pouco mais, pesquisar um pouco mais e compartilhar um pouco mais né? Vi gente falando que "outubro rosa está muito abatido já" mas que bom, que seja! Porque são informações que todo mundo precisa saber, principalmente mulheres. Ainda não fiz meu post sobre Outubro Rosa (que eu faço todo ano) to pensando em algo legal pra postar, mas enfim, adorei o seu post!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu vi algumas reportagens que diziam a importância do autoexame junto com consultas regulares. Sempre que vou ao gineco, peço ultra das mamas por precaução. Nunca se sabe.
    Esse mês é muito especial para nós.

    Chiquereza

    ResponderExcluir
  7. Ray, adorei saber mais, principalmente esse lance do autoexame, acho que muita gente ainda não sabe! Esse post tá com cara de quem vai entrar nos meus favoritos do mês ♥.♥
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita! Se quiser deixar um comentário falando sobre o que você achou do blog/post eu ficarei muito feliz e faço questão de retribuir a sua visita, se você deixar o endereço do seu blog :3 Até breve! ❥