postagens recentes

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, de J.K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne

Oie, gente bonita, tudo bom com vocês? Como é que tá esse comecinho de Fevereiro pra vocês? Pra mim esse mês só tá trazendo coisa boa, espero que pra vocês também! Carnaval está chegando e em breve teremos mais posts da maratona carnavalesca por aqui, mas hoje vim trazer resenha literária, vamo lá?

Eu sabia que esse dia ia chegar, gente... Finalmente li Harry Potter e a Criança Amaldiçoada! Sim! Tava me coçando, desde que o livro foi lançado em inglês e depois lançado em português, pra ler esse bicho e finalmente consegui! Harry Potter e a Criança Amaldiçoada foi a minha primeira leitura do ano e eu tenho muitas coisas pra dizer pra vocês. 


Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados.

Primeiro que, vou ressaltar aqui o que disse a Dani, do blog Dani que Disse, na resenha dela pro livro: todo potterhead tem que ler Harry Potter e a Criança Amaldiçoada. Já tinha lido várias resenhas antes de eu mesma ler o livro - a curiosidade é uma coisa incrível, né? - e é uma leitura que divide opiniões. Eu entendo alguns dos motivos.

  • O livro é baseado no script da peça de teatro com o mesmo nome, logo, o formato é de script e não em prosa. Sendo assim, não tem aquela riqueza de detalhes e descrição de cenários. Particularmente, eu não achei isso ruim e não complicou minha leitura em nenhum momento. Achei até uma leitura bem fácil e agradável, no final das contas, me fez usar muito mais a minha imaginação.
  • A história não é escrita apenas por dona J.K. Rowling e conta com a mão de outros dois autores. Isso é muito notável ao longo da leitura.
  • Por mais que eles estejam ali e nós voltemos para o universo mágico deles, o foco do livro não é o trio de ouro que a gente tanto ama. Harry, Rony e Hermione, apesar de serem personagens principais na trama, não são o foco do livro. Então quem esperava mais cenas com eles, se frustrou um pouco. Esse foi, de leve, o meu caso.
  • O personagem principal, Alvo Potter, é mesmo um personagem nem um pouco carismático. Me perdoe quem gostou, mas achei ele bem chato. Acho até que a intenção dos autores era mesmo essa, mas.... blé.

Apesar de tudo isso, eu gostei um bocado da leitura. A sensação de voltar pra esse universo de magia da J.K. é indescritível pra alguém que, assim como, cresceu com Harry Potter. Comi o livro em 1 dia só com muita ansiedade pra saber de tudo e chegar no final, o gostinho de nostalgia na boca a cada cena de Harry, Rony e Hermione. Incrível!

O que me chamou a atenção nessa leitura é que me parece que o foco de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada é mais as relações humanas do que a magia em si. Foi um ponto de vista muito interessante conhecer esse Harry na meia idade, que tenta ser um bom pai e tem que lidar com as papeladas frustrantes do trabalho. Algumas coisas no roteiro me deixaram meio ??? mas nada que me tirasse a vontade de continuar lendo até  o final. O fato é que eu estava tão empolgada com esse momento de voltar ao mundo bruxo, que não quis saber mais de nada, achei tudo maravilhoso. E foi por isso que demorei um pouquinho pra fazer essa resenha, queria pensar mais e escrever sem ser tão influenciada pela emoção. 

Apesar dos pesares, achei uma ótima leitura e indico sim pra todo mundo que já tem um pézinho aí no mundo bruxo. É quase como provar feijõezinhos de todos os sabores, talvez você goste da trama ou não, mas a sensação de estar de volta a esse universo é única. Vale à pena a experimentar! 



Mas e aí, quem de vocês já leu Harry Potter e a Criança Amaldiçoada? O que acharam? Me contem aí nos comentários que eu vou adorar saber as opiniões de vocês! 

Ray Menezes

10 comentários:

  1. Menina, disse que eu li no dia 01/11/2016... sim, em 1 dia também.
    Comprei no dia que lançou, dia das bruxas, e comi o livro no outro dia.
    Como pottermaniaco, o livro não poderia deixar de ser maravilhoso, até porquê estava de volta ao mundo mágico de Potter, agora Alvo, mas me identifiquei muito com o que você falou com relação a sentir que não era só JK, que algumas coisas estavam diferentes, uns "???" também... Não curti muito a escrita script mas não me atrapalhou em nada. Estava feliz em ter um livro dessa saga de novo em mãos!

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nem HP, mas não surta, respira... Eu vou começar espero que na semana que vem, minha amiga irá me emprestar os livros! E então aí poderei ler esse e entender tudo melhor :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  3. Aiin, eu tô doida pra ler esse livro, parece incrível! <3
    Ameeei a resenha, ficou ótima!
    Bisous,
    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não li nenhum livro do Harry Potter mas, assisti todos os filmes!! E amei!!

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não li aos livros, mas assisti quase todos os filmes.
    A resenha ficou ótima!
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderExcluir
  6. Ah, gente, sou tão louca pra ler Harry Potter, mas sou um pouco confusa com as histórias e nunca li nada desse gênero. Também nunca vi nenhum filme, pretendo começar pelos livros mesmo.

    melninas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre gostei muito de Harry Potter, Ray. Mas depois de todas resenhas que vi sobre o livro, me parece que eu não quero ver os personagens que tanto amo adultos. Entende? Ganhei o livro de presente e tô bem receosa para ler. KKK Vamos ver se crio coragem esse mês.

    Grande beijo, Fran.
    www.delirioscotidianos.com

    ResponderExcluir
  8. Estou com o livro aqui na estante só me esperando, hahaha! To muito curiosa para ler, pq sou apaixonada por todo esse universo de Harry Potter, só tenho medo de achar estranho o formato em peça teatral, mas fora isso to super ansiosa para ler! Beijos!

    http://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita! Se quiser deixar um comentário falando sobre o que você achou do blog/post eu ficarei muito feliz e faço questão de retribuir a sua visita, se você deixar o endereço do seu blog :3 Até breve! ❥