postagens recentes

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Roteiros do Carnaval de Pernambuco

Tá pensando que não ia ter mais post carnavalesco aqui, meu bem? Pois vai ter sim! Quando mais perto chegamos dos dias de folia, mais eu fico animada e riscando os dias no calendário. A contagem regressiva é real! 

Como vocês já devem saber, eu moro em Pernambuco, aquele lugar nacional e mundialmente conhecido, entre outras coisas, pela folia linda nos dias de carnaval. Aqui a gente tem Galo da Madrugada, tem frevo, tem bonecos gigantes, tem sobe e desce de ladeiras, tem maracatu, papangu e isso é só o começo! Ainda não sabe onde vai passar os dias de folia? Vou apresentar alguns dos destinos carnavalescos mais famosos aqui do meu estado. Bora lá?

Interior do Estado

Créditos das Imagens 1 | 2 | 3 | 4

Começando pelos festejos de longe da capital, posso dizer vários lugares que fazem festas de carnaval dos mais variados estilos, de micareta até as manifestações mais folclóricas. Pra quem gosta de apreciar a cultura popular, mas também quer ficar longe dos grandes focos de folia - onde tem um grande fluxo de pessoas - os festejos do interior do estado são ideais. Em Nazaré da Mata temos o Maracatu de Baque Solto e os caboclos de lança, em Bezerros temos os papangus, em Pesqueira a festa é dominada pelos Caiporas e em Triunfo pelos Caretas. 


Recife

Créditos da Imagem: Aqui

A capital do estado, Recife, é a cidade que abriga o maior bloco carnavalesco do mundo. Recife tem o Galo da Madrugada, que sai tradicionalmente todo sábado de carnaval. Aqui em Pernambuco, o sábado de Zé Pereira já virou o sábado do Galo. No Recife Antigo, tem apresentação de grupos de percussão e desfiles de samba e maracatus, além de polos de folia alternativos, que agitam a galera. À noite os vários pólos contam com a participação de vários artistas locais e nacionais, sendo a festa principal no Marco Zero, onde fica o palco principal da folia.

Olinda


Créditos da Imagem: Aqui

Por último, deixei a minha querida Olinda, minha cidade do coração. E vou ter que puxar sardinha aqui, meu povo, é o melhor carnaval do mundo! Não que eu tenha passado carnaval em outro lugar, confesso, mas também não tenho a mínima vontade de deixar minha terra nessa época. O carnaval de Olinda é um carnaval aberto pra todo mundo! É um carnaval de subir e descer ladeiras, de bonecos gigantes, de alegria, de irreverência, de fantasias, de muito frevo, maracatu e muitos outros ritmos. Tem dias que a gente não consegue nem sair do canto direito de tanta gente, mas todo mundo pula igual. É quente e o sol castiga sim, mas nada que um bom protetor solar não resolva, é pra suar e estar muito feliz com isso. Olinda também é a casa de uma das figuras mais conhecidas do Carnaval pernambucano, o tradicional e queridíssimo Homem da Meia-Noite, que sai tradicionalmente à meia-noite do sábado de Zé Pereira, coisa linda de se ver. E tem como não se arrepiar quando começa a tocar o hino do Elefante de Olinda? E quando começam os acordes de Vassourinhas? É de arrepiar!




E aí, ficaram com um pouquinho de vontade de vir passar o carnaval aqui na minha terra? Se organiza pra vir que ainda dá tempo! E pra quem quiser um gostinho de carnaval antecipado, vem pra cá também que as prévias carnavalescas tão com tudo! 

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais das festas aqui da minha terra, vou ficar sempre enaltecendo isso aqui. Me digam aí nos comentários o que vocês acharam do post e se sintam à vontade pra perguntar se tiverem alguma dúvida. Um beijo e até breve!

Ray Menezes

16 comentários:

  1. Ai é meu sonho pular carnaval em Pernambuco, deve ser lindo mesmo, as pessoas, as ruas, tenho vontade de conhecer tudo.
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que roteiro incrível, adoraria pular carnaval nesses lugares *-*
    Me convida para ir com você?? hahahaha!
    Querooooo vloooog da folia viuuuuu! <33

    beijinhos!!!
    http://www.blahoestraich.com.br

    ResponderExcluir
  4. uau, deve ser incrivel passar o carnaval num lugar como esse, adorei as dicas de roteiro

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Menina, como eu queria poder me divertir por aí mas quem sabe um dia.. adorei o post, me deu mais vontade de um dia quem sabe dê uma passadinha nesses lugares durante essa época. Bjs

    Atrás do Rímel/@prymartinezsz/Fanpage

    ResponderExcluir
  6. Sou doida pra conhecer!!!
    Meu marido nasceu ai e minha sogra diz que ele foi no carrinho atras do trio kkkk
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    ResponderExcluir
  7. Que delícia, você mora no melhor lugar que existe pra passar o carnaval. Queria um dia poder ir pra aí nessa data.. Bem legal conhecer um pouco mais sobre essa cultura tão brasileira :)
    Beijos,
    #fiquerosa

    PS: Meu Blog mudou, agora estamos com layout novo, já conferiu? Passa lá e me conta o que achou <3

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
  8. Que bacana! Eu amoooo carnaval, as cores, a festa... Tuudo tão lindo!

    https://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ai que legaaaal, morro de vontade de conhecer Pernambuco, o carnaval deve ser muuuuito animado, ameeeeei o post! <3
    Bisous,
    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderExcluir
  10. O carnaval aí deve ser muito lindo né? Na minha cidade é um saco :/ talvez seja por isso que não curto muito, aqui não tem graça. Beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  11. O carnaval em Pernambuco é super animado e lindo né. Eu não gosto de carnaval mas acho que porque em SP não é tão cultural, é mais bagunça.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  12. Eu não gosto de carnaval, sempre fico em casa ou viajo para algum lugar mais tranquilo nessa época, mas acho lindos esses bonecos gigantes aí de Olinda. Deve ser um ótimo programa pra quem gosta.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  13. Tenho muita vontade de passar o carnaval em Pernambuco ou Salvador, qualquer um dos dois lugares eu queria experimentar estar lá pra ver como é. Porque é diferente de cada lugar. Aqui no Rio eu vou mais a bloquinhos e tal, aí é mais cultural, acho que até melhor o espirito carnavalesco mesmo, sabe? Não é só festa e bagunça, tem uma raiz cultural. Esse post me deu mais vontade de ir, pena que esse ano não vai dar ainda :(

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  14. Meus pais são de Pernambuco, mas acredita que nunca fui aí no carnaval? Necessito!!! Deve ser mto bom :D

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ai eu queria muuuito ir no Carnaval de Pernambuco! Acredita que nem de SP eu fui ainda? Preguiça mesmo, confesso rs


    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  16. Ô terra boa essa hein? :D
    Tenho alguns familiares que moram aí e todos eles curtem o carnaval
    Queria tanto dá um pulinho em Pernambuco e curtir as praias, principalmente kkk

    Um beijo,
    Blog Falando De Moda

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita! Se quiser deixar um comentário falando sobre o que você achou do blog/post eu ficarei muito feliz e faço questão de retribuir a sua visita, se você deixar o endereço do seu blog :3 Até breve! ❥