postagens recentes

quarta-feira, 8 de março de 2017

Feliz Dia da Mulher pra quem?

No final do mês passado, quando fui programar o dia de hoje aqui no blog eu pensei em fazer um post falando sobre personagens femininas que me inspiram. Tava tudo indo muito bem e eu juro que ia escrever e fazer um post bem lindo, mas aí me veio a realidade e esta notícia - pra ser sincera, infelizmente muitas outras notícias mais - me fez repensar. E eu não vou nem falar sobre os comentários que li sobre essa a outras notícias de hoje, sobre a mulher.


A realidade é foda, né? Que tal a gente parar nesse oito do Março pra refletir um pouquinho? Hoje é um dia de comemorar? Eu penso que hoje, acima de tudo, é um dia de reflexão sobre o nosso papel na sociedade e como o mundo está girando pra nós. Muito foi conquistado de 1857 - quando operárias protestaram em Nova Iorque por melhores condições de trabalho e igualdade de direitos trabalhistas. vale à pena lembrar que muitas foram queimadas. - pra cá, mas ainda existem muitas barreiras, barreiras enormes, a serem rompidas pra que a gente possa colocar a cara no sol sem medo de virar estatística. 

Estatística essa que me assusta cada dia mais. Cada dia mais mulheres são violentadas, cada dia mais mulheres são assediadas, cada dia mais mulheres tem seus direitos violados, cada dia mais mulheres são mortas e o que é que o mundo está fazendo sobre isso? Pensa aí: o que é que eu estou fazendo sobre isso? O fato é que a gente não pode esperar do mundo o que nós mesmas não fazemos, então está na hora nos levantarmos e participarmos ativamente desta luta. O mundo não muda se a gente não mudar.

Tá mais do que na hora de dialogar, de ler, estudar, aprender, abrir a mente pra essas pautas que são mais do que necessárias para o nosso bem estar. Não devemos deixar que o dia de hoje se resuma a aceitar flores e textões de pessoas dizendo o quanto não vivem sem nós, mas que nos outros 364 dias do ano nos ofendem e machucam. Não! Vamo parar de passar a mão na cabeça de amigo - e amiga também, por incrível que pareça - que perpetua machismo, que conta e ri de piadinha misógina, que acha que tá na balada só serve pra pegar, que acha que se tá de roupa curta tá pedindo pra ser estuprada e vários outros absurdos. Que o dia de hoje não se resuma à flores, porque a nossa vida, nem de longe são só flores.

Vamo levantar e lutar todo dia, porque nossa luta tem que ser diária e incansável! 
E essa luta é por respeito e igualdade pra mim, pra você e pra todas nós

Ray Menezes

9 comentários:

  1. Concordo plenamente com seu texto. Esse dia não me deixa feliz, mas me deixa com mais força para continuar lutando contra esse mundo que ainda permanece tão fechado para nós :(

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sim, Ray, pensei nas mesmas coisas hoje. Nada contra quem deu o parabéns pelo dia das mulheres e tal, mas esse dia deveria ser muito mais de reflexão do que outra coisa. Toda luta de mulheres - e as que ainda virão - para que igualdade e justiça fossem atingidas (ou buscadas)... E claro continuamos tendo notícias ruins todos os dias, continuamos sendo forçadas a ter medo. Hoje teve paralisações em vários lugares como uma forma de resistência, achei bem interessante.
    Continuamos na luta! Continuamos atrás da igualdade! Felizmente acho que conquistamos bastante, apesar de ainda termos lágrimas a chorar... Temos tbm motivos para sorrir!
    beijão!
    www.dosesdemim.com/

    ResponderExcluir
  3. Vi tantas coisas, comemorações por esse dia e penso igual a você :/ beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  4. Me senti conectada com você. Sinto esse dia como um dia de reflexão e não para sair comemorando. Pois ainda há muito para mudar. Escrevi um poeminha ontem:

    "Hoje é dia da mulher.
    É.
    Um dia apenas,
    Para lembrar de todos os problemas
    Que somos obrigadas a passar.
    Mas eu não quero um dia para lembrar.
    Eu quero uma vida inteira para lutar.
    Sou sincera,
    Não queria ter que ser feminista.
    Pois ser feminista dói.
    Você enxerga o mundo com outros olhos.
    Aprende a sentir a dor da outra com empatia
    E a todo momento se coloca no lugar
    De todas as mulheres existentes nessa face da terra.
    Ser feminista é mais difícil do que você pensa.
    É tentar sentir por todas.
    É ver notícias e mais notícias sobre mortes, estupros e violência.
    É ter que conviver com o machismo todo dia.
    É ter um sonho de igualdade.
    É pensar sempre "podia ser eu".
    É se preocupar quando a amiga ou alguém da família não dá notícia.
    É ter um pé atrás.
    É desejar, do fundo do coração,
    Que em um futuro próximo,
    Nenhuma de nós precise de um dia.
    Porque, é clichê, né?
    Mas todo dia,
    Deveria ser dia da mulher."

    Não podemos deixar de lutar. Essa notícia é realmente muito triste, mas sei que vamos conseguir mudar essa situação.

    https://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, temos que ter voz!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente. Ontem ouvi diversos discursos e nenhum pedido de desculpas. O 8 de março se tornou uma hipocrisia. Minha esperança é que as gerações futuras sejam um pouco melhores com o feminismo e assim possam tornar menores as desigualdades.

    melninas.blospot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amei o texto , acho que poderiam trocar as flores por Respeito por exemplo , o resto da vida não somente uma vez por ano , pra se promover em redes sociais ♡

    www.nataliloure.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que notícia nojenta gentem :O Fico ainda mais indignada quando leio coisas desse tipo e o resultado é sempre o mesmo. O infeliz foi solto, liberado de sua culpa e constrangimento que fez a mulher passar.
    Gostei do seu texto por que em nenhum momento você disse "feminismo". Sou a favor do respeito e da igualdade de gêneros, mas não concordo com alguns temas defendidos pelas feministas mais radicais. Acredito em sororidade, em ajuda mútua. Acredito que um dia deixarão de comemorar o dia da mulher em uma data específica, que o respeito e a demonstração de afeto a nós será algo que durará o ano inteiro.
    Beijo Ray, www.apenasleiteepimenta.com.br ~Neste mês tem post todo dia no Blog~
    Participe do Concurso e Concorra a um Mídia Kit
    PS. Muito obrigada pelo feedback positivo em relação aos posts todos os dias lá no blog.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita! Se quiser deixar um comentário falando sobre o que você achou do blog/post eu ficarei muito feliz e faço questão de retribuir a sua visita, se você deixar o endereço do seu blog :3 Até breve! ❥