postagens recentes

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

3 Filmes com professores inspiradores

Um dia para lembrar a importância deles, que tem tanta importância e fazem parte e podem até mudar a vida de tanta gente. Hoje, um belo dia em que amanheci inspirada, é dia dos professores e, como professora que sou, não podia deixar de fazer um post especial pra começar a semana e comemorar meu dia. 


Quando escolhi ser professora, o fiz porque queria ajudar a construir, queria somar. Queria ter sempre essa troca professor-aluno, deixar um pouquinho dos meus conhecimentos pra eles e aprender bastante também, porque sabia que todo dia seria um aprendizado. Se você por acaso pensa em ser professor(a), saiba que é um desafio imenso. Nós somos desvalorizados todos os dias, trabalhamos muito, ganhamos pouco e todo mundo acha que pode fazer nosso trabalho melhor do que nós. Mas essa profissão tem seus momentos maravilhosos e me apego a eles quando o cansaço bate. 

Pra homenagear todos os bons professores que passaram pela minha vida e comemorar meu dia, escolhi 3 filmes com professores inspiradores pra assistir nesse 15 de Outubro.

Quer assistir também? Dá uma olhada aí!



1. Sociedade dos Poetas Mortos

Conta a história de um professor de poesia nada ortodoxo, de nome John Keating, em uma escola preparatória para jovens, a Academia Welton, na qual predominavam valores tradicionais . Esses valores traduziam-se em quatro grandes pilares: tradição, honra, disciplina e excelência. Com o seu talento e sabedoria, Keating inspira os seus alunos a perseguir as suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias.

Vou começar com esse, que muita gente aí já deve ter assistido. Sociedade dos Poetas Mortos traz um dos professores mais inspiradores do cinema, John Keating - interpretado pelo incrível Robin Williams. que falta que ele faz! - , um professor de poesia com métodos de ensino nem um pouco comuns que transforma a vida dos seus alunos. 

❤ Assista ao trailer clicando aqui.


2. Escritores da Liberdade

Em Los Angeles, uma dedicada professora de uma escola dividida por raças ensina uma turma de alunos adolescentes que apresenta problemas de aprendizagem. Ela tenta inspirá-los a acreditarem em si mesmos e a atingirem o sucesso, pois estão prestes a serem reprovados.

Escolhi este porque trás à cena uma professora. Uma mulher à frente de um turma inteira e com um desafio enorme pela frente. Me identifico e me inspiro muito quando assisto esse filme. E ainda mais por saber que é baseado em uma história real. Esse filme é incrível!

❤ Assista ao trailer clicando aqui


3. Ao Mestre, Com Carinho

Um engenheiro aceita lecionar numa escola barra-pesada em Londres, onde se depara com um grupo de adolescentes rebeldes determinados a expulsá-lo do cargo. Tratados com respeito, os alunos abandonam o comportamento hostil, se afeiçoando ao mestre.

Clássico dos clássicos. Este é o filme mais antigo dos que eu indiquei, lançado em 1967, e ainda assim consegue ser tão atual. Assisti esse filme quando ainda estava na faculdade, para um trabalho de uma disciplina, e me emocionei com a história. É incrível como um professor pode inspirar e mudar a vida dos seus alunos. E não tem professor que não se emocione ouvindo To Sir, With Love.

❤ Assista ao trailer clicando aqui.



Esses são os meus três filmes favoritos, mas eu poderia citar mais um bocado de filmes com professores incríveis, como: Coach Carter, Gênio Indomável, Matilda, Pro Dia Nascer Feliz, entre outros. Tem muitos filmes incríveis com professores inspiradores por aí!  

Aos professores que possam estar lendo esse post, desejo um feliz dia! Que, apesar das tantas adversidades que encontramos no dia-a-dia da nossa profissão, que possamos passar o melhor para nossos alunos. Que sejamos valorizados, que sejamos respeitados, que este país e seus políticos reconheçam a importância da educação pro desenvolvimento individual e coletivo, porque é através dela que podemos fazer um mundo melhor. Como diria Paulo Freire, educação muda pessoas e pessoas mudam o mundo. Feliz dia dos professores!

Ray Menezes

10 comentários:

  1. Que homenagem linda para o dia dos professores. Ainda não conhecia esses filmes, mas fiquei com muita vontade de assistir!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Não assisti nehum dos três, bom, não que eu me lembre, amei as dicas e já quer ver
    Charme-se

    ResponderExcluir
  3. Filmes maravilhosos, acho que podemos acrescentar Treinador Carter, né? Não deixa de ser um professor. Adorei o post.

    Visite: www.carpediemmica.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca vi nenhum, dá para acreditar? Vou já registar o nome dos filmes para ver :)

    Sweetie

    ResponderExcluir
  5. Parabéeeens pelo seu dia, Ray!!! Acredita que nunca vi Sociedade dos Poetas Mortos? E todo mundo diz que é muito bom, tá na minha lista já faz tempo. Já esse Escritores da Liberdade eu ACHO que ainda não assisti mas to em dúvida porque lembro dessa atriz fazendo papel de professora, agora não sei se foi nesse filme mesmo. Nunca assisti Ao Mestre, Com Carinho mas essa sinopse me interessou. Parece ser bem bom. Já adicionei esses dois últimos na lista.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu já comecei a assistir Ao Mestre Com Carinho, mas nunca cheguei a finalizá-lo, me julgue. Mas sei que é incrível! Sociedade dos Poetas Mortos também é maravilhoso pelo que já ouvi falar, mas ainda não pude assistir. Preciso mudar isso e urgente!
    Adorei suas indicações, Ray! Foi uma homenagem e tanto!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho Ray! Eu mesma queria ser professora, haha.
    Assisti a sociedade dos poetas na escola, mas, não me lembro bem do filme, preciso voltar a assistir, e sim... Robin Williams faz falta mesmo.
    Escritores da Liberdade e Ao Mestre com Carinho eu ainda não assisti.
    Eu gosto muito do filme O Sorriso de MonaLisa, que também tem como protagonista uma professora, tem até resenha desse filme lá no blog ;)
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  8. Ray, parabéns!!!
    Tem que ter dom viu?!

    Assisti Sociedade dos Poetas Mortos assisti anos atrás e n me recordo!!
    Os outros não conhecia!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Bom, sempre lembro do dia por conta do meu aniversário que é na mesma data
    Adorei as sugestões de filmes
    Beijão
    www.opsquerida.com.br/
    www.instagram.com/siteopsquerida/

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, super atrasado pelo seu dia! Professor é uma profissão muito linda!
    Conheço Sociedade dos Poetas Mortos, ia até apresentar uma peça. Acho o filme e a peça teatral incríveis, é um filme que recomendaria sem dúvidas. Sim, ele faz falta mesmo!

    Os outros dois não me recordo se já assisti alguma vez. Já assisti outros filmes com professores, mas não me lembro os nomes.

    Beijos
    Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita! Se quiser deixar um comentário falando sobre o que você achou do blog/post eu ficarei muito feliz e faço questão de retribuir a sua visita, se você deixar o endereço do seu blog :3 Até breve! ❥