quarta-feira, 26 de abril de 2017

Cronograma capilar: o que é e como fazer o seu?

Sempre falo aqui e nas outras redes sociais - instagram e facebook - que faço cronograma capilar e já dei meu testemunho de fé aqui no blog dizendo que o cronograma salvou meu cabelo. De fato, salvou sim e e ainda salva hoje, por isso, vim aqui dividir um pouquinho mais com vocês. Hoje vou falar um pouco sobre cronograma capilar.

O cronograma não é novidade pra quem já gosta de pesquisar sobre cuidados com os cabelos, né? Mas caso você ainda esteja no início dos cuidados e descobrindo como ser amiga do seu cabelo, espero que esse post te ajude.


Cronograma capilar nada mais é do que uma forma de agendar os cuidados do seu cabelo de forma a repor, de forma balanceada, tudo o que ele precisa. Pra isso, são necessárias duas coisas: conhecer o seu cabelo pra saber o que ele mais precisa e saber o que são e que produtos usar nas 3 etapas do cronograma. Parece difícil? Mas não se preocupa que não é nenhum bicho de sete cabeças! Eu te explico!

Se você ainda tá descobrindo o seu cabelo e não sabe do que ele precisa agora, o teste de porosidade pode te ajudar. É bem simples, você só vai precisar de um recipiente com água e um fio do seu cabelo. Depois de fazer o teste você vai saber do que o seu cabelo precisa mais e assim, montar o seu cronograma de forma mais eficaz. Se liga aí!


Depois de saber do que o seu cabelo mais precisa, vamos montar o danado do cronograma de fato. Um cronograma capilar é composto de 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma dessas etapas é responsável por repor algo importante para os seus cabelos, por isso que pra organizar seu cronograma de forma mais eficiente é importante fazer aquele teste de porosidade lá em cima, assim você vai saber de qual etapa o seu cabelo precisa mais, mas caso você não queira, pode montar de forma mais genérica mesmo e ir avaliando os resultados. 

Pra saber quais produtos usar, você vai ter que ficar de olho na composição dos produtos que você compra. Hidratação é reposição de água, então você vai precisar de produtos com ativos hidratantes, tipo vitaminas, frutas, glicerina, pantenol, entre outros. Nutrição é a reposição de nutrientes, então você vai precisar de produtos com ativos nutritivos, tipo óleos vegetais (azeite de oliva, óleo de coco, óleo de rícino, óleo de amêndoas), que você pode até usar puro no cabelo - pra saber mais, clique aqui -, e manteigas. Já a Reconstrução é a fase onde vamos repor massa e força pro cabelo, pra isso vamos precisar de produtos que contenham ativos reconstrutores do fio, tipo queratina, arginina, proteínas e colágeno. 

E agora que você já sabe isso tudo, chegou a hora de montar o seu cronograma! Na internet a gente pode encontrar vários cronogramas prontos e que dão super certo pra vários tipos de cabelo. Hoje vou trazer o exemplo de 3 cronogramas pra 3 necessidades diferentes de cabelo. Assim, você pode analisar o que mais supre as necessidades do seu cabelo e começa a se basear por eles. Dá uma olhada aí embaixo!


E aí, ajudei você? Espero que sim! Tentei resumir ao máximo pra não ficar um post muito cansativo, mas em breve vou retomar o assunto em mais alguns posts trazendo novas dicas de organização, cuidados e produtos também, tá? Agora larga de preguiça e vai cuidar do teu cabelo, miga!

E você aí que já faz cronograma capilar, você segue algum desses modelos? Me conta tudo!

Ray Menezes

15 comentários :

  1. Primeira vez que vejo sobre esse teste do copinho. Muito boa sua explicação.


    www.cupidobrega.com.br
    Canal no YouTube

    ResponderExcluir
  2. Nunca fiz Ray, adorei as explicações. Também nunca tinha visto esse teste do copo, quero fazer!

    Um beijo! Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  3. Oi Ray, tudo bem? =D
    Amei seu post, super explicadinho! *-*
    Tenho vontade de fazer cronograma, mas confesso que sou meio preguiçosa ;x rs
    Mas, ainda vou fazer rsrs ^^

    Beijos
    Amanda Z.
    www.amandazulai.com.br

    ResponderExcluir
  4. Genial esse teste de porosidade do cabelo, porque em todos os posts/vídeos sobre cronograma capilar, nunca tinha visto isso. Amei e já vou fazer o teste, porque sinto que meu cabelo tá pedindo socorro. Eu to tentando umas técnicas e hidratação aqui com ele, mas não sei por quê não está 100% do jeito que quero. Minha irmã diz que é porque eu só tomo banho na água quente e com isso destrói o cabelo, mas não sei, porque sempre tomei banho em água quente e foi de uns tempos pra cá que ele ficou assim. Agora, a partir do seu post, posso começar meu cronograma capilar, porque aqui tá tudo completinho e sei que se eu tiver alguma dúvida, vou poder vir aqui te perturbar, porque você entende mais do que eu sobre cabelos né? :P hahaha!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  5. cronograma é uma maravilha, e sabendo oq o cabelo mais precisa funciona msm super bem! adorei o post bem completinho

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Adorei suas dicas, quero muito fazer um cronograma para o meu cabelo, ele está precisando! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa nunca tinha ouvido falar desse teste com o copo, ja vou fazer! Obrigada pela dica! Beijos

    http://www.vamossersinceras.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post e as dicas! Há uns tempos venho estudando mais sobre o cronograma, e praticando do meu jeito. Tinha feito o teste da porosidade, e, assim como eu suspeitava, meu cabelo precisa muito de nutrição. Então procuro focar mais nessa parte. Deixo a hidratação para outras poucas vezes, e a reconstrução apenas quando retoco o cabelo, uma vez por mês. Admito que a diferença de uns meses pra cá é surpreendente, viu? AMEI! <3

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post, acho que o meu ta precisando de hidratação acima de tudo! Vou tentar seguir o cronograma (admito que sou muito indisciplinada pra essas coisas)
    Ah, olha só quem voltou para a blogosfera, não é mexmo? Prometo que dessa vez eu vim pra ficar <3 Como voc era uma das melhores pessoas que conheci nesse universo, não podia deixar de passar aqui pra contar a novidade hahaha
    Beijos
    Isa Nonemacher

    ResponderExcluir
  10. Esse é aquele tipo de post que a gente lê, mas salva nos favoritos pra ler depois também e fazer em casa! Aahaha. Adorei, já tinha visto algumas infos sobre cronograma capilar mas agora fiquei ainda mais afim de fazer!

    Beijoo!
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
  11. Ray, eu também sigo o cronograma e ele super ajudou meu cabelo! Hoje em dia ele está MUITO melhor! <3 Agora estou dando um descanso para a cabeleira (até pq preciso comprar um creme H novo, meu amado monange rosa acabou e não encontro em lugar nenhum :/). Mas logo logo pretendo retomar :D

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu fiz esse teste do copo de água e o meu deu hidratação, dai eu fiz e meu cabelo melhorou 90% Eu super recomendo as pessoas fazerem esse teste porque realmente mostra o que seu cabelo está precisando!
    Um beijo grande e muito GORDO
    thaissgalbiero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adoro fazer cronograma capilar. Mas dá muuuito trabalho não é??

    Blog Paloma Marcarini

    ResponderExcluir
  14. Aiiii que blog lindooo!!! Eu preciso fazer cronograma capilar urgente, agora com o kit que recebemos do encontro de cacheadas não tem mais desculpa. Bjs, lindona!!!

    www.priandressa.com

    ResponderExcluir
  15. É maravilhoso fazer o cronograma capilar amo de paixão! otimas dicas .Bjos

    http://encantosdasil.com/

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita! Se quiser deixar um comentário falando sobre o que você achou do blog/post eu ficarei muito feliz e faço questão de retribuir a sua visita, se você deixar o endereço do seu blog :3 Até breve! ❥