postagens recentes

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Turismo Express: Rio de Janeiro - parte 1

Sabe aquelas viagens que você faz pra ir pra algum evento, show, congresso e essas coisas e no final das contas não sobra quase nada pra turistar e conhecer as coisas ao seu redor? Mês passado eu fiz uma dessas e, com o único dia livre que me sobrou, resolvi fazer uma turistada express. Afinal de contas, não vamo perder a oportunidade, né nom?

Quem me acompanha no Instagram viu que no meio de Junho eu fui ao Rio de Janeiro, então esse é o destino de hoje aqui no blog. Se liga aí!


Fui pro Rio pra participar de um evento de danças urbanas, o Rio H2K, que há muito tempo tenho vontade de participar e esse ano - finalmente - tive condições de bancar isso sozinha. Cheguei no Rio na quarta-feira e o evento aconteceria da quinta ao domingo e a programação de aulas era intensa, começava cedo e terminava à noite. Como meu vôo tava marcado pra terça-feira de manhã cedinho, só me sobrou a segunda-feira pra turistar pela cidade. Eu e o grupo que estava comigo combinamos de acordar cedinho e marcamos o ponto de encontro na Praça Mauá pra começar nossa visita por alguns poucos pontos turísticos da cidade maravilhosa.

Nos dias do evento eu estava na Barra, num lugar bem perto do local do evento e isso facilitou muito a locomoção e diminuiu os gastos com transporte nos dias de aula, mas quando o evento acabou - no domingo à noite - eu fui pra Ilha do Governador, dormir na casa da família do boy. Por mais que tenha sido rápido, consegui conhecer a orla da Ilha, pelo menos. Foi um passeio bem agradável.


Na segunda-feira, o dia da turistagem, fomos da Ilha até a Praça Mauá. Nós pegamos uma barca na Estação Cocotá - um translado agradável e confortável de 55 minutos, evitando o trânsito - e descemos na Estação Praça XV, a tarifa custou R$5,90. No caminho passamos por baixo da ponte Rio-Niterói, achei bem massa. Da Praça XV até a Praça Mauá é uma caminhada curta e tranquila, passando por uns lugares bem bonitos. Se você estiver com pressa, dá pra ir bem rápido, mas como estávamos com tempo, deu pra apreciar um bocado de coisa no caminho. 


Infelizmente não entramos no Museu do Amanhã. Preferi não entrar, pois sei que ia ter vontade de passar um dia inteiro lá. Fica pra próxima! Da Praça Mauá caminhamos pelo Boulevard Olímpico, conhecemos aqueles paredões super realistas maravilhosos do Kobra. Uma obra de arte! É uma caminhada super agradável, você pode apreciar a vista, as obras de arte ao seu redor e tirar umas fotos lindas, aconselho todo mundo a dar uma passada por lá. 


De lá, pegamos o VLT e fomos até o Theatro Municipal, que é outro lugar que eu queria ter entrado, mas também tenho certeza absoluta que iria querer passar o dia inteiro lá, mais um item que vai ficar pra próxima. Visitamos rapidinho a Biblioteca Nacional e, acreditem ou não, estava tendo uma exposição sobre Pernambuco. Fiquei felizona! A exposição era "Pernambuco, 1817, A Revolução" e tinha muito material incrível sobre a revolução pernambucana. De lá, fomos andando até o Aqueduto da Carioca, mais conhecido como Arcos da Lapa. Não nos demoramos muito por lá, o clima não tava muito auspicioso pra turistar, e seguimos direto pra Escadaria Selarón


Depois de várias fotos clichês e uns ímãs de geladeira a mais, resolvemos almoçar por ali mesmo. Em frente à Escadaria tem um restaurante que achamos muito promissor. O Bar e Restaurante Os Ximenes é um lugar massa, que serve vários pratos, entre eles alguns pratos nordestinos, e eu confesso que já tava morrendo de saudade de comer minhas comidinhas. Pedimos um prato que, segundo o cardápio servia 3 pessoas, mas graças ao conselho de um garçom amigo ficamos sabendo que as porções eram super generosas e o prato serviria facilmente o nosso grupo de 6 pessoas. E serviu mesmo. E estava uma delícia.


Tudo isso que eu contei aqui foi a primeira metade do dia, então resolvi parar por aqui pra o post não ficar gigante, então me aguardem que em breve vamos ter um post contando como foi a parte dois do meu turismo à jato. Um beijão e até breve!

Ray Menezes

SERVIÇO

Biblioteca Nacional
Local: Av. Rio Branco, 219 - Centro, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3095-3879
Horário de Funcionamento: 09:00 – 19:00

Os Ximenes
Local: Rua Joaquim Silva, 82 – Santa Teresa – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2221-6081
Horário de Funcionalmento: 7h às 2h30


5 comentários:

  1. fui no carnaval do ano passado, mas quero mt voltar pra visitar numa época mais calma pq a cidade estava uma loucura! aproveitei mais msm a farra e a praia

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Nunca fui, as tenho muita vontade. Muito lindo mesmo.

    melninas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz que curtiu a estadia na minha cidade e ainda mais minha Ilha! haha Apesar de muitos descasos políticos e da vulnerável segurança, ainda acho que temos belezas surpreendentes e um clima acolhedor. Suas fotos ficaram lindas! Volte sempre! Aliás podia colocar umas fotos das aulas de danças urbanas, hein! Só uma dica, de quem gosta muito de dança! rs
    Beijos!
    http://vestidadeceu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. ai que saudade do rj! ô cidade linda <3 que pena que não entrou no museu do amanhã, eu tô doida pra conhecer esse lugar, parece incrível!

    ResponderExcluir
  5. Quando vi seu boomerang no Rio H2K, surtei. Porque voluntariei em tooodos os dias do evento. Uma pena que a gente não se esbarrou por lá :( queria ter te conhecido pessoalmente. O Pier Mauá é lindo né? Aqueles grafites todos, muito bom! A Escadaria Selarón é pra tirar foto clichê mesmo. Adoro! Hahaha!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita! Se quiser deixar um comentário falando sobre o que você achou do blog/post eu ficarei muito feliz e faço questão de retribuir a sua visita, se você deixar o endereço do seu blog :3 Até breve! ❥