postagens recentes

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Maria na cozinha: Bolo de cenoura

Olá, minha gente, tudo bom? Como é que vocês estão? Eu estou aqui me dividindo entre minhas aulinhas, meu artigo da pós e Pokémon GO e tá tudo bem, espero que com vocês também. Hoje vim trazer pra você uma receitinha, coisa que não faço há muito tempo, né? Mas antes disso deixa eu perguntar... vocês já estão participando do sorteio de aniversário aqui do blog? Tem prêmio pras unhas, pra organização, make e pra compor o look! Corre que ainda dá tempo! Pra saber como participar é só clicar aqui e ser feliz.

Agora sim, vamo botar a mão na massa?


Bolo de cenoura com cobertura de chocolate é um clássico, né nom? O fato é que essa foi a primeira fez que fiz um bolo em casa 100% sozinha sem ninguém pra me ajudar. E num é que deu certo? E me achando a própria chef patissiere, resolvi fazer uma ganache de chocolate pra cobrir o meu lindo bolo.  A receita é super simples e dá pra fazer tudo no liquidificador, se ele for bem potente. Os ingredientes são:

Para a massa:

- 3 cenouras médias raladas
- 1/2 xícara de óleo
- 4 ovos
- 1 1/2 xícara de açúcar
- 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento e pó

Primeiro você vai pegar a cenoura, o óleo e os ovos e bater tudo no liquidificador. Depois junte com o açúcar a bata por mais um tempinho. Se seu liquidificador for mesmo potente, você pode seguir fazendo nele, caso não, vá pra batedeira agora ou bata a massa numa tigela mesmo e haja braço. Agora você vai, aos poucos, adicionar a farinha de trigo à essa mistura e bater até ficar bem homogêneo. Depois disso adicione o fermento e bata mais um pouquinho. Ok, massa pronta. Agora você vai despejar numa forma - untada com manteiga e trigo pelo amor de Deus -, colocar no forno pré-aquecido (180°) e esperar assar por uns 40 minutos. Faça o teste do palito antes de tirar do forno.

Para a cobertura:

- 1 barra de chocolate ao leite
- 1/2 caixinha de creme de leite
- 1/2 xícara de leite

Pique o chocolate em pedaços bem pequenininhos e reserve. Numa panela, misture o creme de leite com o leite e leve ao fogo, antes de levantar fervura, despeje o chocolate picado e misture até derreter e formar uma mistura homogênea. Mexa até chegar no ponto que você achar melhor. Eu gosto dele mais molinho do que um brigadeiro, então mexo até pouco antes de chegar no ponto de brigadeiro (descolando do fundo da panela).

Aí depois é só esperar o bolo esfriar, desenformar com cuidado e jogar a calda por cima, YEY! Pra dar uma frescurinha, eu joguei um pouquinho de granulado por cima e o bolo ficou bem bonitão. Simples, né? E olha, ficou uma delícia! 


E aí, gostaram da minha dica culinária de iniciante? O povo aqui em casa gostou tanto que o bolo não durou dois dias. Vocês gostam de bolo de cenoura com cobertura de chocolate? Esse ficou tão bom que eu já quero fazer mais! Me contem aí nos comentários o que vocês acharam! Um beijo e até breve!

Ray Menezes

8 comentários:

  1. Hmmmm, bateu até uma fome aqui HAHAH. O bolo eu já sabia, mas amei saber como faz esse bendito ganache. Certeza que vou fazer (e não vou dividir com ninguém porque sim HAHAHAH)!
    Beijos.

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com muita fome de ver esse bolo que eu adoro *-*
    Ótima receita e ficou lindo..

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
  3. Que bolo lindo, Ray! Está com uma cara ótima, aliás sou apaixonada por bolo de cenoura com cobertura de chocolate #melhorcoisa :)

    Bom find! Beijos, Fran.
    www.delirioscotidianos.com

    ResponderExcluir
  4. Tão bom quando a gente usa cenoura mesmo. Fica docinho o bolo.
    Eu amo, principalmente com cobertura.
    Beijos
    https://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Faz muito tempo que não como bolo de cenoura, que delíciaaaaa!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
  6. Deu fome agora hahaha <3 adorei essa delicia de post !

    Blog >> www.seteprimaveras.com

    ResponderExcluir
  7. Vou te confessar uma coisa: Eu consegui errar até bolo de massa pronta, realmente não é o meu forte. Sempre da algo errado toda vez que tento mas a boa noticia (ou má, depende do ponto de vista de quem come) é que eu nunca desisto, hahaha.
    Tenho outra coisa pra te confessar: Achei teu blog por um comentário seu, em um post de tranças, onde você comentou que seu cabelo esta curto por causa do BC e que ta com saudades de bater cabelo. Só com isso já me conquistou e me fez soltar um "caramba, me amarrei nessa garota" asuahsuahs.
    Já estou seguindo seu blog pra te acompanhar de perto, amei muito tudo por aqui. Espero que meu comentário não tenha te cansado, hahahaha. Depois me dê uma visintinha ;) Beijoooos ♥
    www.literalmenteenrolada.com

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita! Se quiser deixar um comentário falando sobre o que você achou do blog/post eu ficarei muito feliz e faço questão de retribuir a sua visita, se você deixar o endereço do seu blog :3 Até breve! ❥