postagens recentes

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Kimchi – O que é, benefícios e como fazer

Uma das melhores formas de se conhecer a cultura de outro lugar, é através da culinária. Se você, assim como eu, curte kpop e dramas coreanos, já deve ter cansado - e ficado com bastante água na boca - de ver cenas em que as pessoas se deliciavam com kimchi. Mas afinal, o que é essa comida que os coreanos tanto comem?


Kimchi (김치) é um alimento em conserva, com base em hortaliças, típico da culinária coreana. É considerado a base da culinária coreana, pois além de poder ser consumido nas três refeições, também é base para várias outras receitas típicas da Coreia. 

Antes de existirem aparelhos para conservação de alimentos na Coreia, a comida tinha que ser preparada para estar disponível durante os longos meses de inverno, quando era difícil encontrar vegetais frescos. Nessa época, os vizinhos preparavam juntos grandes quantidades de kimchi logo antes da chegada do inverno. O kimchi era guardado em potes de barro chamados "onggi", que eram enterrados de forma a não congelarem e poderem ser utilizados durante o inverno. – Fonte: Maangchi
Além de delicioso, o kimchi é um alimento extremamente saudável, fonte de vitaminas A e C, previne diversos tipos de câncer, ajuda a manter a flora intestinal saudável e, pasmem, é um alimento supressor de apetite.

Junto com minha amiga Milena, resolvemos fazer um pouco de kimchi pra dar um up nas nossas refeições. As receitas de kimchi variam de lugar para lugar e de família para família. A receita que usamos é adaptação de um amigo nosso - obrigada, César! - que é professor do curso de coreano do Instituto Brasileiro de Línguas e nós, em cima dessa receita, fizemos as nossas próprias adaptações. 

Tá pronta pra fazer seu kimchi, miga? Vai separando as coisas aí!

Ingredientes
Para fazer em média 3,8kg de Kim Chi

Para salgar a acelga:

  • 2 ou 3 acelgas grandes;
  • 1/2 copo de sal não iodado.

Vegetais:
  • 2 copos de nabo em palitos;
  • 1 copo de cenoura em palitos;
  • 9 cebolinhas picadas.

Para fazer a pasta de pimenta:

  • 2 copos de água;
  • 2 colheres de farinha de arroz;
  • 2 colheres de açúcar;
  • 2 copos de pimenta em flocos ou em pó; 
Temperos (à gosto)
  • 1/2 copo de dentes de alho ralados;
  • 2 colheres de chá de gengibre ralado;
  • 1 cebola média ralada;
  • 1/2 copo de caldo de peixe;
  • 1/4  copo de camarão salgado e fermentado com caldo, picado

Modo de preparo

O preparo do kimchi, apesar de trabalhoso, é muito simples. Eu e Milena explicamos tudinho em vídeo lá no meu canal e, além dos passos necessários, você ainda vai conseguir umas boas dicas de Milena pra fazer um kimchi delicioso. Dá um play aí pra começar!


Fizemos esse kimchi no meio de Dezembro e hoje ainda estou comendo dessa porção que fizemos. O kimchi dura bastante se armazenado de forma correta e na geladeira. Quando mais fermentado, mais azedinho ele fica. É uma delícia! Costumo comer kimchi junto com minha salada no almoço, frito com arroz, junto com lámen e até com umas torradinhas no lanche. Pra quem gosta de comida apimentada, o kimchi é um alimento indispensável!

Mas me conta aí, você já comeu kimchi? Já tinha ouvido falar?

Ray Menezes

13 comentários:

  1. Menina, só imagino que deve ter dado um trabalho enorme D:. Porém, deve ter ficado bem bom e muuito saudável. Fiquei com vontade de experimentar.
    Migs, poderia me ajudar respondendo a Pesquisa de Público 2019 do meu blog? Não leva nem cinco minutinhos, é rápido, fácil e não necessita identificação (conta no google). Agradeço desde já pelo apoio!
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  2. nossa que receita diferente, nao sou mt fa de culinaria oriental, mas pra quem gosta é uma ótima pedida

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Genteeee

    nunca tinha ouvido falar, n sei se comeria pq n como verduras e legumes kkkkkkkk
    mas parece interessante

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ray, nunca tinha ouvido falar, mas olha, deve ser uma delícia!
    Mas rola fazer sem camarão e caldo de peixe?

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. Acredita que eu nunca tinha ouvido falar em kimchi?
    Confesso que não sou muito adepta a comer coisas diferentes, mas uma variada faz bem!

    Acabei de conhecer o seu blog. Já seguindo. :)

    naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Acredita que nunca comi essa receitinha? Fiquei com água na boca para experimentar!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar de Kimchi mas já fiquei com água na boca só de assistir. Adorei!
    Beijos,
    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa fiquei com vontade, eu adoro pimenta. Tem que fermentar, mas você já provou um pouco depois de fazer ? Porque eu não ia resistir kkk. Nunca tinha visto fazer e nem sabia o nome, adorei
    Charme-se

    ResponderExcluir
  9. Oi Ray! Amooooooooooo kimchi! Gente e agora voce aqui ensinando a fazer! Vou desmaiar de alegria! Post de utilidade publica! Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha ouvido falar, mas fiquei super curiosa, vou ver se acho pra comprar antes de me aventurar a fazer em casa.

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderExcluir
  11. Raay parece delícia.
    Só estranhei a parte de fermentar, mas vejo muito comidas assim diferentes para o lado deles.Não sou fã de k-pop, mas já vi em filme comendo isso ai. rs
    Deixei meu like e to aguardando mais receitas de vocês em vídeo.
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  12. Não sou fã da Kpop nem Kdramas, mas sou fã de outras coisas coreanas, já tinha ouvido falar de Kimchi, visto receitas mas nunca fiz, talvez um dia deste me aventure na cozinha ^^

    Beijinhos ^^
    O blog da Mó | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  13. Vou fazer adorei a receita...só uma dúvida como vou armazenar?
    Em vidro,plástico?
    Se guarda na geladeira né?
    Por quanto tempo?
    Agradeço

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita! Se quiser deixar um comentário falando sobre o que você achou do blog/post eu ficarei muito feliz e faço questão de retribuir a sua visita, se você deixar o endereço do seu blog :3 Até breve! ❥