postagens recentes

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

3 Dicas para economizar na sua próxima viagem

Photo by Negative Space from Pexels

Estamos em Setembro e, pra muitos, o mês de férias já está passou. Estamos quase entrando no último trimestre no ano! Será que já deu pra fazer aquela viagem que você queria? Por aqui, assim que saí de férias aproveitei que estava indo pra um congresso e me programei pra curtir alguns dias viajando. Passei 5 meses me organizando financeiramente pra curtir essa viagenzinha de férias, mas como dinheiro não dá em árvores, a gente faz de tudo pra economizar também durante a viagem.

Esse post é pra você, que não tem noção nenhuma de como economizar na viagem de férias. Reuni 3 dicas que eu uso pra salvar uma graninha e conseguir aproveitar legal, sem chorar quando chegar em casa porque percebeu que gastou o que não devia. Se liga aí!


1. Planeje

Pra começo de conversa, o primeiro passo pra tudo é mesmo planejar. Já tem algum destino em mente? E o orçamento: quanto vai te custar pra fazer a viagem e quanto você pretende gastar lá? Será que dá pra economizar em algum ponto? Eu sempre começo por aí. Nem sempre consigo tirar os planos do papel, mas de todas as viagens que consegui fazer, o planejamento foi um ponto muito importante, tanto no antes quanto no durante. Além de planejar antes da viagem, planejar o durante me ajuda a otimizar o tempo. Ler blogs de viagem, dicas de quem já visitou e de moradores ajuda bastante nesse passo. Quando consigo encaminhar as questões de passagem e hospedagem, sempre faço uma lista dos lugares que quero visitar em cada dia de viagem, quanto vai me custar (transporte, alimentação e entradas) ou quanto quero/posso gastar neste dia. Nem sempre dá pra cumprir o planejamento inteiro, mas ter as coisas em listas já ajuda bastante na hora de escolher pra onde ir e na hora de juntar a grana suficiente pra viagem. 

#freebie Pra você que está planejando sua próxima viagem, deixo aqui um presente! Meu planner de viagem, que usei nessas férias pra planejar meu itinerário de turistagens, está disponível pra download neste link aqui. Se você, assim como eu, gosta de usar papel e caneta na hora do planejamento, é só imprimir e fazer bom uso!

2. Coma em casa

Eu sei bem que boa parte da experiência de conhecer um lugar novo, e talvez essa seja a melhor parte, é degustar as delícias locais. Mas se tem uma coisa que faz o orçamento explodir é comer fora em todas as refeições, todos os dias da sua viagem. Pensa aí: tem alguma refeição que você pode fazer em casa (no hotel, pousada, albergue, etc.)? Muitos hotéis e albergues oferecem café da manhã de graça, mas se onde você vai ficar não tem nada de graça, vale à pena passar no mercado mais próximos e comprar alguns itens pra sobreviver durante a viagem sem ter que desembolsar uma nota todo dia. Nas outras refeições, um macarrão recheado com coisas que você goste (de preferência as mais baratinhas), congelados ou instantâneos podem quebrar um galho pra te fazer economizar por uns dias. Se você, assim como eu, não abre mão de conhecer a gastronomia do lugar que está visitando, a dica é escolher uma refeição no dia para gastar mais e economizar na outra.

Também é legal pesquisar indicações, ler avaliações dos restaurantes em sites como o Trip Advisor ou até mesmo no próprio Google Maps/Guide, porque se você vai desembolsar uma grana, melhor que seja num lugar que valha a pena, né?

3. Apps/Sites de busca

Sabemos muito bem que grande parte do orçamento de uma viagem são passagens e hospedagem. Esses itens sempre pegam mais de 50% do meu orçamento de férias, mesmo com muita organização, e às vezes eles são a causa de eu adiar destinos de viagem. Mas a gente não desiste, né mesmo? Nas buscas por descontos e promoções de passagens e hospedagem, meus grandes aliados são os aplicativos a seguir:

❤ Skyscanner: pra buscar passagens aéreas com um precinho mais amigo, os aplicativos de busca serão seu maior aliado. Eu uso o Skyscanner pra pesquisar passagens pros destinos, datas e faixa de horário que eu quero. A interface do app, bem como do site, é bem fácil de entender. Depois que decido meu destino e quando vou viajar, coloco tudo no Skyscanner pra fazer uma pesquisa inicial - e, na maioria das vezes, me assustar com os resultados - e depois deixar o alerta ligado. Assim, o site vai te enviar um email sempre que houverem alterações nos preços das passagens pro dia que você pesquisou. Como o site trabalha com linhas aéreas e agências, é bom ficar de olho na procedência do site que oferece o melhor preço, pois nem sempre vai ser o site da linha aérea. Dica extra: busque avaliações das agências e sites antes de comprar sua passagem, nem sempre o preço mais baixo vai vir de um serviço que vale à pena. 

Sites/agências que já comprei e deu tudo certo: MaxMilhas, Passagens Promo, Zupper.

❤ Airbnb: pra economizar na hospedagem, talvez a saída pra sua viagem seja alugar um imóvel ao invés de ficar num hotel. No AirBnb você digita o seu destino e necessidades de hospedagem e então o site vai te dar uma lista de vários lugares disponíveis para aluguel por temporada. Nas últimas 3 viagens que fiz, eu e meu grupo optamos por nos hospedar em imóveis alugados pelo site e, felizmente, deu tudo certo, além de ter saído bem mais em conta do que ficar em hotel ou pousada. Talvez se você vai viajar sozinha, essa não seja a melhor opção pra economizar, mas se você tem companhia na sua viagem, com certeza vale à pena dar uma pesquisada no site. Como todo investimento feito via internet, é importante estar de olho nos detalhes da oferta, a descrição dos imóveis e, principlmente, nos comentários e avaliações de pessoas que já se hospedaram no imóvel que você pretende alugar.

Bônus: quer se cadastrar no site e ainda ganhar um descontinho de até RS130 na sua primeira reserva? Clica aqui pra se cadastrar com meu link! Você economiza na sua próxima viagem e eu também 

❤ Buser: Esse é o meu mais novo amigo! Buser é um site que conecta pessoas que querem viajar para o mesmo destino, com empresas de transporte executivo. Um espécie de Uber de ônibus para viagens mais longas. A princípio eu estava bem apreensiva pra essa parte da minha viagem de férias, afinal não conheço ninguém que já tivesse usado o serviço, mas como o preço estava bem atraente (R$49,90 no trecho Rio - São Paulo? Bom demais!), eu e meu namorado resolvemos arriscar. Pra nossa felicidade, foi tudo maravilhoso. Viajamos bem confortavelmente, num ônibus novo, semi-leito, saída e chegada pontuais, com direito até a água e chocolate de brinde pra viagem. O trajeto foi tão tranquilo que dormi até chegarmos na rodoviária de São Paulo. Infelizmente a Buser ainda não opera em todos os estados do país, mas se você é do Centro, Sudeste e Sul, se joga aí que é uma boa!

Bônus: quer ganhar R$10 pra sua primeira viagem com a Buser? Clica aqui pra se cadastrar com meu link e ajuda a miga aqui a riscar mais um destino da lista! 



E aí, anotou as dicas? Será que nas suas próximas férias vai rolar de fazer aquela viagem que tu tava querendo? Se organiza pra botar essas dicas em prática que eu tenho certeza que vai rolar nem que seja um passeio gostoso de final de semana. Eu mesma já tô doida pra conhecer mais lugares novos. Bora viajar!

Mas me conta aí: quais são suas dicas pra economizar nas viagens?

Ray Menezes

8 comentários:

  1. Economizar é sempre bom e com essas dicas, não tem nem erro!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Quantas dicas incríveis, economizar e viajar são as melhores coisas, rs! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Economizar em viagem é preciso, com certeza xD. EU sempre aproveitei demais quando o café da manhã é grátis, mesmo que depois eu voltasse a dormir. Comer em casa era legal, alguns locais que me hospedei tinha cozinha, então almoço e janta dava pra fazer na casa legal. Aproveitava pra comer outras delícias específicas. E assim eu viajei por anos com a minha família. As vezes sinto falta de conhecer novos lugares...
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  4. adorei suas dicas! viajar é uma das melhores coisas do mundo e planejamento é tudo para organizar uma viagem bacana e economica

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas algumas eu nem conhecia ainda, vou mostrar para o meu marido
    Charme-se

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas!!
    Viajar é maravilhosa mas requer sim planejamento né.
    Comer em casa ou no hotel no caso em alguns refeições é ótimo, dá pra economizar.
    Já ouvi falar muito nesse Skyscanner, mas ainda não usei, porém parece ser bem bom.
    Enfim, ótimas dicas! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Planejar é mesmo essencial, sou como vc, coloco tudo no papel e planejo todos os dias da viagem, inclusive quanto pretendo gastar com passagem, hospedagem e alimentação. Eu até pesquiso o preço e compro antes ingressos para algum tipo de evento, parque ou teatro que desejo visitar durante a viagem. Aliás, amei o seu planner, vou baixar.
    Sobre a alimentação, já algumas vezes eu e meu marido fizemos sanduíches para a janta dentro do quarto do hotel ou fomos comer em buffets de supermercados por que a comida nesses lugares é bem barata.
    Enfim, gostei das suas dicas, estou até pensando em começar a utilizar o Buser, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas, não vejo a hora de colocar em práica fazendo a minha viagem dos sonhos
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita! Se quiser deixar um comentário falando sobre o que você achou do blog/post eu ficarei muito feliz e faço questão de retribuir a sua visita, se você deixar o endereço do seu blog :3 Até breve! ❥