postagens recentes

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Um ano sem comprar produtos de cabelo

Num belo dia, quando eu estava arrumando meus produtos de cabelo, me dei conta que vários deles estavam com a data de vencimento se aproximando. Organizei todos por data crescente de validade, comecei a usá-los com o objetivo de usar todos antes do vencimento pra evitar que se estragassem e, nesse meio tempo, me obriguei a não comprar mais nenhum produto novo. Desse dia até hoje já se passaram pouco mais de um ano.


Tirando um creme de pentear que tive que comprar numa viagem - porque a bonita aqui não levou creme suficiente - já faz realmente mais de um ano que não compro produtos de cabelo e constatar isso me deixou um pouco reflexiva. 



Não que eu tenha comprado todos esses produtos que estavam superlotando meu guarda-roupa. Em 2017 e 2018 eu participei de alguns eventos pelo blog que me renderam vários recebidos legais. Esses recebidos iam chegando, sendo testados virando resenhas aqui no blog. À medida que chegavam uns, eu ia colocando outros de lado e assim por diante. Mas, mesmo com vários produtos guardados, eu também tive minha parcela de culpa na superlotação do armário de produtos, continuava comprando cremes de pentear que me davam efeitos diferentes na finalização, entre outras coisas. Quando o armário lotou e não tinha mais espaço pra mais nada foi que eu me dei conta de quanta coisa eu tinha e mal dava conta de usar tudo, as coisas estavam começando a chegar perto do vencimento e eu ainda não tinha chegado nem na metade do produto! Aí prometi pra mim mesma que não ia comprar mais nada até usar tudo (ou o máximo que conseguisse).

Shampoo, condicionador, creme de pentear, gelatinas, óleos, máscaras base, máscaras para um cronograma capilar completo.. bastante coisa pra uma cabeça só. Fui usando tudo, não comprando nada (apesar da tentação às vezes ser muito forte) e, aos poucos, me livrando de várias coisas. Hoje, mais de um ano depois, ainda tenho produto suficiente pra aproximadamente uns 6 meses. Sério. Talvez tenha que comprar um creme de pentear, já que é o produto que uso em maior quantidade. 

Photo by Charisse Kenion on Unsplash

O que quero dizer depois de toda essa falação? Já passou da hora de pensar antes de comprar um produto de cabelo ou seja lá o que for. Será que preciso realmente disso? Esse é um questionamento que tenho me feito antes de comprar algo. Confesso que nem sempre penso racionalmente e termino comprando algo que não é um item que preciso realmente - principalmente quando vejo aquele precinho atraente que não dá pra resistir - , mas o questionamento é o primeiro passo pra mudança de hábitos, né? 

Resolvi deixar essa reflexão aqui no blog propositalmente antes da Black Friday. Os descontos e promoção saltam aos olhos e a gente esquece um pouco a razão, mas vale à pena se perguntar: eu realmente preciso disso? Aposto que no final das contas, pensar um pouco antes de fazer uma compra vai fazer a diferença. E nosso bolso vai agradecer!

Me conta aí: você pensa duas vezes antes de comprar alguma coisa?

Ray Menezes

19 comentários:

  1. Eu também preciso fazer isso, mas com esmaltes kkkkkkkkk.
    Ultimamente ando gastando só com o que realmente preciso e olha meu bolso agradece e muito!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Ai guria! Eu era(leia sou) MUITO consumista. Não posso ter um dinheirinho que já quero gastar. Mas depois da experiência salarial do meu antigo emprego eu me vi em uma situação que foi literalmente um ''tapa'' na cara, e desde então venho usando as tais perguntinhas que tu citou sempre que eu penso em comprar algo novo.
    Essas reflexões são ótimas para o nosso bolso e principalmente para o nosso controle mental. Para que adquirir algo se tu tem outros em casa, ou até mesmo não precisa daquilo? É ótimo essa técnica de pensar bem antes de agir.
    Fico feliz por tu ter conseguido se segurar e aproveitar os produtos que tinha parado! ♥

    Beijinhos! ;*

    www.simonemagnus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o teu post, principalmente por ter passado por questionamentos parecidos há pouco tempo. Me dei conta que meu armário estava super lotado de produtos (a maioria para cabelo também) e com isso parei de comprar cosméticos porque eu tinha várias coisas cheias e outras pela metade, só ia repondo o que era realmente necessário (creme para pentear também kk). Recentemente ganhei uma sacola cheia de produtos da Natura, então definitivamente para os próximos seis meses eu também tenho muita coisa haha. Agora a minha máxima é só comprar um novo produto quando uma embalagem vazia sai do meu armário, assim eu evito gastar dinheiro e comprar coisas só por comprar, sendo que vão ficar paradas no fundo do armário.

    um beijo,
    gabi ramalho

    ResponderExcluir
  4. Eu amei esse post!!
    Eu sempre penso antes de comprar qualquer coisa, mas claro que volte e meia acabo caindo em tentação e comprando mesmo sem precisar.
    Eu achei muito bacana da sua parte em usar tudo o que você tinha e se esforçar pra não comprar nadinha, parabéns!
    Eu sou dessas que usa tudinhooo até o final pra daí comprar um novo, desde produtos pra cabelo, maquiagem e esmalte... meio louca hahaha.
    Enfim, bela reflexão! :)

    http://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei demais esse post, odeio acumular produtos, sejam de cabelo, de maquiagem, roupas e até coisas da casa, tipo comida, vasilhas, tudo.. sempre limpo e doou o que não uso e paro de comprar quando tem muito para poder usar tudo. Faz um bem danado, a gente economiza e ainda para de consumir tanto! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Eu compro o que eu uso, nada fica parado ou sem usar, as vezes abuso mas uso tudo sim!
    Preciso ser mais controlada mas não resisto a uma promoção.
    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir
  7. adorei essa sua reflexão pra essa época que se costuma abusar das compras, eu tbm nao pretendo comprar nada pq tenho muito de tudo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  8. Acredito que devemos avaliar tudo e dar ênfase ao que realmente precisamos. Acho que faz uns 2 ou 3 anos que não compro mais, testo os produtos e os que não uso sempre faço desapego, pois economizo e ajudo outras mulheres a economizar tbm.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  9. Amei o post. Meus produtos de cabelo costumam durar bastante então não tenho problema de superlotação, mas em compensação comprco maquiagens que nem servem pra mim e só vou acumulando. Vou usar essa ideia de comprar só depois que as coisas acabarem
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca fui de comprar muuuito, mas confesso que tinha uma época em que eu tinha bem mais produtos pois alguns eu recebia e outros eu comprava mesmo na promoção ou porque eram novidades e também acabava acumulando. Pois esse mês acabei com tantos que já chegou a hora de comprar novos (e esperei a black friday para ver se algumas lojas fazem promo).
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  11. Amei a sua reflexão amiga! Por aqui eu também tinha essa mania de usar um produto até resenha-lo e depois eu o substituía por um mais novo que eram "recebidos", mas daí comecei a usar tudo e não comprar nada, apenas se fosse algo que estivesse mesmo faltando. Além disso, comecei a guardar as embalagens dos produtos e fazer posts de "produtos acabados" no blog, pois isso me ajuda a perceber que eu estou mesmo usando mais do que comprando. AMÉM!
    Eu sempre fui organizada com o meu dinheiro e fazer compras comigo é terrível, pois eu preciso ponderar muito antes de comprar algo, hahaha. Mas, por trabalhar com o blog acabo acumulando recebidos e quanto a produtos lançamentos eu sempre quero ter em primeira mão. Mas já larguei de ser assim, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  12. Eu já fiz isso com maquiagem... hoje em dia tenho uma quantidade mais controlada, mas tu olhava pra minha maleta e pensave que eu era maquiadora... quem precisa de tipo 15 máscaras pretas?

    cobaiaamiga.com

    ResponderExcluir
  13. Tenho 6 anos de blog e 5 anos sem comprar produto pra cabelo, mas isso foi porque recebi muitos produtos para fazer resenhas. Tanto que cheguei em um ponto de não ter mais onde guardar produtos, sem contar que os produtos estavam vencendo com poucas vezes de uso. Decidi encerrar as parcerias para acabar com o meu estoque e depois voltar com menos parcerias, tudo de forma mais consciente, nada de consumismo
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  14. Nossa que artigo fantástico, por isso que estou quase todos os dias visitando e lendo seus artigos. Porque sempre tem conteúdos interessantes e de qualidade.

    Beijos !!

    Meu Blog: Loterias

    ResponderExcluir
  15. Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui.

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Website Dicas Limpeza e Casa

    ResponderExcluir
  16. Todo mês eu compro novos produtos de cabelo, mas nunca chegaram perto da data de vencimento kkk sou muito exagerada na hora de utilizar e eles nunca duram muito kkk Ficar 1 ano sem comprar produtos de cabelo, além de ser uma ótima economia e controle do consumismo, deve ter te ajudado a conhecer e utilizar melhor seus produtos. Amei

    https://www.meninasousadas.com/
    Bjs

    https://www.meninasousadas.com/
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Curto muito seus posts, são muito bem criativos e interessantes.. Sempre estou aqui lendo e compartilhando com minhas amigas...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Lívia Monteiro

    ResponderExcluir
  18. Uau, post super importante para a gente refletir. Eu tenho bastante coisa, sempre comprei e sempre recebi por conta do blog, e nem sempre eu usava tudo antes de comprar um produto novo. Há uns 2 meses parei de comprar e estou usando somente o que eu já tinha! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  19. Estou adorando visitar e ler seus conteúdos, são sempre os melhores!


    Meu Blog: Ester Ribeiro

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita! Se quiser deixar um comentário falando sobre o que você achou do blog/post eu ficarei muito feliz e faço questão de retribuir a sua visita, se você deixar o endereço do seu blog :3 Até breve! ❥